.23 de agosto de 2015

Resenha: Morte no Litoral - Nádia São Paulo

A Bienal do Rio está chegando e ela é uma ótima oportunidade para conhecer novos autores e fazer boas aquisições. Eu infelizmente não irei (#chateada), mas ano passado eu estava na Bienal de São Paulo e consegui comprar muitos livros com pouco dinheiro (sonho de todo leitor haha).
A resenha de hoje é do livro Morte no Litoral da autora Nádia São Paulo e ele foi um dos que adquiri na Bienal de SP.

Título: Morte no Litoral
Autor: Nádia São Paulo
Editora: Novo Século
Páginas: 190
Ano: 2009
Nota: 

Sinopse: O que você seria capaz de fazer em nome do amor? Você seria capaz de matar? Roubar? Prejudicar um amigo ou um ente querido?
Muitas pessoas alegam que serem capazes das maiores loucuras por este sentimento.
E por dinheiro e poder? O que você seria capaz de fazer por estes dois elementos?
Amor, dinheiro, poder, são os principais ingredientes desta história eletrizante. A história de Olívia. Uma jovem determinada, e cheia de sonhos, que viverá uma das maiores aventuras de sua vida. Uma aventura repleta e estranhos acidentes e engenhosos assassinatos.
Mas, ela não estará só. Pois o renomado; competente e perspicaz Inspetor Xavier, com toda a sua vasta experiência nas soluções dos casos mais intrigantes entrará em cena para tentar solucionar mais este mistério.

Compre aqui: Saraiva | Americanas

“Um crime quase perfeito...”

Em Morte no Litoral conhecemos a história de Olívia, uma garota de 13 anos que sempre teve uma vida muito difícil. Sua mãe era amarga e a tratava muito mal, seu pai era um homem alcoólatra e violento, e seus irmãos só sabiam provocá-la.

A única pessoa que a entendia e que realmente gostava dela era sua melhor amiga, que Olívia chamava carinhosamente de Ninha. As duas sempre foram muito próximas e com o tempo ficaram muito íntimas.

No dia do aniversário de Olívia, sua amiga - a única que se lembrou da data - lhe deu um presente e confessou amá-la; ela se assustou no momento, mas como sentia o mesmo, ficou feliz com o que a amiga disse.

A proximidade das duas gerou muitos problemas na escola e após os pais de Olívia descobrirem o que estava acontecendo, a garota apanhou muito da mãe e ainda teve que aguentar os irmãos rindo dela.

“Para Olívia não era a dor física que mais a incomodava naquele momento. Na verdade, o que mais a incomodava era a dor que vinha de sua alma. Ela não conseguia entender por que duas pessoas que se amavam, independente de terem o mesmo sexo, não podiam ficar juntas e ser felizes. Sua própria mãe era casada com uma pessoa do sexo oposto e era uma das mulheres mais infelizes que conhecia.” Pág. 18.

Depois do que aconteceu, a garota decidiu fugir de casa e chamou a amiga para ir com ela, porém Ninha não aceitou, mesmo amando Olívia, ela morava com os tios e eles eram muito bons para ela. Mesmo assim, Olívia estava decidida a ir embora daquele lugar. Sozinha no mundo, pegou um ônibus e várias caronas para bem longe de sua cidade, ela estava disposta a mudar de vida e ser feliz.

“Vagando sem destino, Olívia estava determinada a mudar de vida. Sentia um ódio de todos que a humilharam e, apesar da desilusão, sentia que a vida ia lhe sorrir novamente.” Pág. 19.

Após um período nas ruas, Olívia percebeu que sua vida iria começar a mudar – pelo menos era o que parecia. A garota conhece uma mulher chamada Madalena, que oferece a ela abrigo, comida e investimento em seu futuro profissional, mesmo sendo alertada de que aquilo seria cobrado dela depois. Olívia não deu muita atenção, ela queria e precisava recomeçar.

E é a partir daí que a vida de Olívia realmente muda da água para o vinho. Depois que Madalena a adotou, a garota passou a ter tudo do bom e do melhor e até conhece Ronaldo, filho do dono da empresa que trabalhava, que logo se tornaria seu marido.

Mesmo com tantas coisas boas acontecendo, ainda havia o que Madalena falou sobre cobrar a dívida para Olívia depois e ela se viu em um mundo que as pessoas faziam tudo por dinheiro e pelo poder. Além disso, alguns assassinatos e acidentes que aconteceram, inclusive com Ronaldo, colocaram a jovem em uma situação perigosa e que apenas o Inspetor Xavier poderia solucionar.

A história é narrada em terceira pessoa e é bem tranquilo de ler, não são muitas páginas e é um suspense que te prende, quando percebe já está no fim. Os capítulos são bem simples.


Como disse no início, esse livro foi uma das minhas aquisições da Bienal do Livro que aconteceu ano passado em São Paulo. Quando li a sinopse fiquei muito curiosa, além disso, é um dos meus gêneros preferidos. E (pasmem!) paguei apenas 5,00 reais nele!

No início da narrativa fiquei muito chateada com a forma que Olívia era tratada. Poxa, uma garota de 13 anos precisa de pais mais compreensivos e que não a agridam a todo o momento.

Quando ela começou a ter uma vida melhor, eu achei justo depois de tudo que ela passou, mas sempre (repito: sempre!) desconfiei da Madalena, afinal ninguém encontra uma criança na rua e leva ela para sua casa, assim, do nada. E quando ela falou que cobraria de Olívia tudo, eu fiquei imaginando de que forma seria essa cobrança.

No decorrer da história, especificamente do meio para o final, veio sobre mim uma enxurrada de surpresas. Foi possível perceber que Olívia é uma garota muito esperta e que não se abalou pelo que aconteceu em sua infância. Há também alguns personagens que aparecem e você não os considera tão importantes na trama, porém no final você percebe que eles são cruciais.

Sinceramente, nunca tinha ouvido falar da autora, mas após ler um pouco sobre ela entendi porque a narrativa dela nos prende tanto. Para vocês terem uma ideia, entre seus autores favoritos estão Agatha Cristie e Sidney  Sheldon, que são dois gênios do gênero suspense policial.

A autora nos dá um final tão surpreendente que você fecha o livro e fica parada olhando para o nada tentando se recuperar do que acabou de ler. Eu fiquei chocada, esperava muitas coisas do final, mas nada foi tão bom quanto o final que Nádia proporciona a nós leitores.

Eu adorei ler esse livro e conhecer a escrita da autora, eu gosto de pegar livros de autores que eu nunca tinha ouvido falar e ser surpreendida dessa forma. Além de Morte no Litoral da Nádia São Paulo, minha outra aquisição da Bienal que eu amei e me causou o mesmo impacto foi O Segredo do meu irmão, do autor Cássio Pantaleoni (resenha aqui).


8 comentários:

  1. Olá!
    Parece ser um bom livro, me deixou bem curioso. O estilo de leitura é bem o que eu gosto. Já vou colocar na famosa "listinha" haha'. Adorei a resenha! :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gente, não conhecia livro e nem autora, amo um bom suspense policial ou não e esse me fisgou, fiquei bem curiosa para saber como seria essa cobrança de Madalena e quem cometeu os assassinatos.
    Amei sua resenha, me deixou bem curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Deyse, eu não conhecia a autora e sempre gosto de posts que me fazem conhecer mais autores nacionais.
    Devo confessar que sou uma pessoa que foge de suspense, terror e afins, mas a história que você contou parece ser tão cheia de surpresas que estou bem curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Cadê o litoral? Hahaha. Brincadeira, flor. Li sua resenha e fui ficando cada vez mais entusiasmada para conhecer a obra. Nunca ouvi falar nela, nem na autora, mas realmente me pareceu o tipo de livro que prende a atenção do leitor e, de quebra, o surpreende. Fiquei morta de curiosidade para saber como Olívia paga a dívida e juro que fiquei pensando: ela terá que matar alguém... no litoral! Hahaha. Aiai, enfim, anotei a dica.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi ^^
    Pow eu não sou uma das pessoais mais indicadas pra ler suspense policial, é muito raro eu me interessar por um. são poucos que eu quero mesmo ler.
    esse não é um deles, então eu passo a leitura, mas fico feliz que vc tenha gostado.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que leio de Morte no Litoral, e gostei bastante do que li. Amo um bom mistério e esse parece ser beeem legal, adorei os pontos que você frisou, muito boa sua resenha!! Dica anotada! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Falo crime o livro já me encanto, adoro esse gênero de leitura, espero encontrar esse livro na bienal.
    Beijos, colhendosonhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gosto bastante de suspense e esse parece bastante forte. Fiquei curiosa e darei uma chance ao livro. Adorei a resenha :3
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger