.22 de março de 2015

Resenha: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa - Margot Berwin

A resenha de hoje é do livro "Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa", da autora Margot Berwin.
Esse livro eu comprei em uma daquelas promoções loucas do submarino. Até então não sabia nada dele, nunca havia ouvido falar, mas pelo preço foi uma ótima aquisição e deu para me distrair. 
Sinopse: Lila Nova: 32 anos, redatora de publicidade, divorciada.
Residência: Um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York.
Mantra pessoal: Nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas.
Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. 

Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove plantas do desejo e a flor de estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada "zona de conforto" para encontrar o que realmente quer.

A narrativa gira em torno de Lila, uma publicitária bem sucedida de 32 anos, que acabou de se divorciar do marido (ele a trocou por outra). Sozinha em Nova York, Lila resolve que quer distância de qualquer coisa viva. E isso inclui: Animais, plantas e pessoas. Ela acreditava que sem tais coisas, ficaria sem problemas.

Após o divórcio, Lila se muda para um pequeno conjugado recém-reformado e resolve que a casa precisa de um pouco de cor. Então vai até a feirinha de uma rua próxima para comprar uma plantinha. É quando Lila conhece David Exley, um lindo e inteligente vendedor de plantas, que sabe tudo sobre o assunto e lhe vende uma árvore pela qual Lila cria um vínculo especial. 

O interesse de Lila em relação a Exley vai além das plantas. Lila começa a visitar mais vezes o quiosque e com isso vai aprendendo cada vez mais sobre algumas plantas e tentando jogar seu charme para Exley.

Um dia, ao passar por uma lavanderia, Lila se depara com uma flor que lhe chama atenção e faz com que ela entre na Lavanderia para vê-la melhor. Lá, ela conhece o dono da lavanderia, Armand, um sábio senhor que cultiva diversas plantas e flores em sua lavanderia, algo exótico, que ela nunca havia visto. Armand, dá uma muda da flor que chamou a atenção de Lila, com instruções de como ela deve fazer para a planta criar raízes e também conta sobre as outras plantas que possui em um quarto atrás da lavanderia, as nove plantas do desejo. Reza a lenda que quem possuir todas as nove plantas do desejo, terá de tudo na vida. Lila fica curiosa com a história e pede para ver as plantas, mas Armand nega e lhe diz que ela deverá passar por um “desafio” antes: Se Lila conseguir fazer com que a sua muda crie raízes, ele deixará que ela veja as nove plantas do desejo. Mas pede segredo, pois as plantas do desejo são procuradas no mundo inteiro e cobiçadas por muitas pessoas.

Lila, cada vez mais interessada em plantas e no vendedor delas, consegue um encontro com Exley, o primeiro homem com quem ela se envolve após o divórcio e acaba lhe contando sobre as plantas e o levando até a lavanderia.

Alguns dias depois, Lila se depara com a lavanderia de Armand completamente destruída e  fica sabendo que as nove plantas do desejo foram roubadas. Lila só pensa em um possível ladrão: Exley. Ela o procura na feirinha onde trabalha e para sua surpresa, ele sumiu e não deixou vestígios.

Para arcar com os prejuízos de Armand, Lila topa ir com o senhor até o México para que possam encontrar novas mudas das Nove Plantas do desejo. Cheia de culpa, Lila larga seu emprego para entrar nessa aventura com Armand e é lá que coisas mágicas acontecem.

Este livro é narrado em primeira pessoa, com Lila contando a história. Lila, infelizmente, não foi uma personagem que me cativou, ela faz o tipo “desesperada” e “submissa”, o que de fato não me agrada. Armand é um personagem excêntrico, que me fez amá-lo em certas horas e em outras pensar “nossa, que cara grosso!”.

O livro acabou tendo, para mim, um tom absurdamente educacional. Eu aprendi mais sobre plantas lendo esse livro do que aprendi estudando biologia a vida inteira. Nesse aspecto, foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre flores e plantas, principalmente porque muitas delas eu nunca tinha ouvido falar. Algumas eu procurei informações na internet, mas não achei nada, então não sei se existem de fato. 

"Se consegue ouvir o silêncio enquanto é acordada pelos caminhões de lixo, você tem poder. Se consegue perceber as estrelas quando tudo o que vê são as luzes dos arranha-céus, isso é poder. Se consegue sentir o cheiro da floresta na frente do lixão, então você tem poder. Nunca deixe as circunstâncias, nem as pessoas à sua volta, lhe dizerem o que ver, sentir, degustar, cheirar ou ouvir."
p.86

A partir da metade do livro, ele ganha uma narrativa mágica, puxada para xamãs, “feitiços” e afins, o que acabou me levando a pensar “O que eu estou lendo não tem nada a ver com a sinopse”.
Eu sinceramente gostei mais do início da narrativa, quando não era tudo levado para esse lado da magia. E também fiquei com uma pergunta: O que era a flor de estufa, que vem no título do livro?! Tenho minhas suspeitas, mas não posso falar aqui para não dar spoiler. Só sei que o livro não utilizou este nome nenhuma vez, então fica a cargo do leitor deduzir o que era a tal flor.

Algo que gostei bastante no livro é que cada início de capítulo explica um pouquinho sobre a planta/flor que será citada durante ele. Isso deu um charme a mais para cada parte do livro.

O livro não é tão detalhado assim, somente em relação às plantas e flores é que ele explica bem direitinho cada coisa. Mas também não é algo que faça muita falta ao longo da história.
Acho que o desfecho poderia ter sido um pouco mais desenvolvido, fiquei com dúvidas em relação ao destino de alguns personagens. No todo, é um livro meio louco, mágico, que serve para passar o tempo e nos envolver um pouquinho mais com o mundo das plantas.

Título: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa
Autora: Margot Berwin
Editora: Intrínseca

Nota:  

7 comentários:

  1. Oie Jess,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog! Ele está lindo demais e o conteúdo está maravilhoso, já estou seguindo o blog e a fanpage.
    Eu ouvi algumas pessoas comentando sobre o livro, mas nunca tive curiosidade para ler, muitas pessoas tem a opinião parecida com a sua em relação ao livro!
    Quem sabe um dia tenho a oportunidade de ler!
    Beijos

    Não perca o sorteio de 6 LIVROS (DRÁCULA EDIÇÃO BILÍNGUE EM CAPA DURA/ MORTE NA MESOPOTÂMIA EM CAPA DURA/ NO ESCURO/ A LENDA CAVALEIRO SEM CABEÇA/ O ILUMINADO/ DOUTOR SONO) + MIMOS LITERÁRIOS .
    Diário de uma LivroManíaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz em saber que você gostou! E muito obrigada por seguir o blog nas redes sociais. Fui visitar o seu e adorei, também já estou seguindo!
      Pois é, eu comprei mais pelo preço e capa mesmo, mas acabou sendo um livro mais ou menos. Nada que eu odiasse, mas também não morri de amores. Pelo preço tá ótimo hahahaha
      Quando puder, dá uma lida sim!
      Beijos!

      Excluir
  2. A personagem parece muito rigorosa com o isolamento rsrsrs. Parece ser um enredo muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece meio maluca, né?! hahahaha! Eu acabei gostando mais ou menos, talvez se o enredo se mantivesse como na primeira parte, acho que eu teria gostado mais. Mas vale a pena dar uma lida!

      Excluir
  3. Que cara mais criativa, puro amor ♥

    Adorei a sinopse, o livro parece ser muito diferente de todos que eu já li. Acho que irei gostar dele.

    Amo plantas e pretendo estudá-las um dia. Com certeza irei comprar o livro! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um livro meio maluquinho, muita mistureba, mas a parte sobre plantas tá sensacional!
      Eu aprendi muito, muito mesmo! Se você pretende estudá-las um dia, com certeza você vai amar!
      Se comprar, depois me conta o que achou! =)

      Excluir
  4. Olá, parabéns pelo Blog!
    Sou da empresa Portal das Gramas, conte conosco para informações sobre:
    Grama
    Como plantar Grama
    Gramas para Jardim
    Grama para campo de Futebol
    Gramas para Paisagismo
    Tipos de Grama
    Grama Esmeralda
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana
    Grama Preço
    Grama Esmeralda
    Grama em Campinas
    Grama em Minas Gerais
    Grama em São Paulo
    Grama no Rio de Janeiro
    Um grande abraço!
    Cordialmente, Jorge Pardim.

    Grama preço m2: Venda de gramas para jardim, Campo de Futebol, Talude. Como plantar grama, preparo de solo plantio de grama esmeralda e outros tipos de gramas.

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger